< VOLTAR

22.04

AGT e design brasileiro bombando em Milão!

Um pouco do nosso design e entrevista para a ClassLife Italia!
Olha lá que bacana: made in Brasile

16.04

Luzes que Transformam, por Rodrigo Brito, na Folha de SP

Um dos nossos grandes parceiros no AGT YAWANAWÁ A FORÇA DA FLORESTA é a ALIANÇA EMPREENDEDORA, liderado por RODRIGO BRITO, grande pessoa! Ele fez um relato da sua experiência no AGT para a Folha de SP! Bem legal! Vejam mais aqui: Luzes que Transformam

Olha o Rodrigo lá na aldeia!

Foto pessoal

10.04

AGT A FORÇA DA FLORESTA está na Casa e Jardim!

A edição da Casa e Jardim de abril com uma matéria linda do AGT Yawanawá! Olha lá!

Obrigada pela matéria! Casa e Jardim e Mariana Mello!



08.04

COMO CO-CRIAMOS ESSA COLEÇÃO?

Somos três estúdios de design com repertórios completamente diferentes, Rosenbaum®, Nada se Leva e Fetiche, cada um trazendo olhares diversos.

Embarcamos no processo criativo sem nenhum projeto preconcebido, nos permitindo o exercício do desapego e da humildade, a partir do principio que para se realizar uma troca de saberes e entendendo que todo o conhecimento e saberes estão lá nas comunidades, iniciamos com um encontro embaixo de uma mangueira, escutando histórias e mitos indígenas contados pelo Nani, uma das lideranças da aldeia. Foi pela voz do Nani que pudemos aprender o que são os ”Kenes” num sentido amplo: são as mais variadas manifestações de tudo o que nossa visão pode captar e, num sentido mais palpável são os desenhos e os grafismos expressos nas pinturas de corpo e no artesanato das miçangas.

Num segundo momento, solicitou aos artesãos envolvidos no trabalho de luminárias que mostrassem todos os desenhos – “kenes”. Foi a partir destes desenhos, na intersecção com os mitos e convívio com a floresta, que começamos os primeiros esboços.

Num outro momento, o exercício de transpor a tipologia da oca em forma de luminária ascendeu a vontade de, junto com as jovens lideranças Yawanawa, sair no resgate de técnicas ancestrais esquecidas. Fomos para dentro da floresta em busca de cipós, madeiras e palhas.

O trabalho de co-criação se deu, desde o início, com as peças criadas em conjunto, numa sinergia em que todos se envolviam e opinavam simultaneamente, colocando instintivamente em prática os princípios do design útil.

Fotos de Lucas Moura

05.04

COM QUEM FOMOS PRA LÁ?

O AGT criou uma equipe multidisciplinar para olhar a cultura em toda a sua abrangência, promovendo a permanência dos saberes tradicionais. Criamos alianças dentro e fora da comunidade para realizar um trabalho coletivo que começou com um movimento para a criação de uma coleção de luminárias, mas que vai muito mais além.
Criamos um núcleo de design, com três diferentes estúdios Rosenbaum®, Fetiche e Nada se Leva, que trabalhou integrado com a equipe de 79 artesãos para criar a coleção de Luminárias, que será lançada em Milão, durante o Salão do móvel, no espaço do Brazil S/A.
Uma equipe de comunicação, com o fotógrafo Lucas Moura, a Diretora de arte Fabiana Zanin e a astróloga e escritora Lydia Vainer, estão desenvolvendo todo o material de comunicação, e também a estratégia de comunicação junto com a Marqueterie, nossa assessoria de imprensa.
O trabalho de consultoria em Gestão e Empreendedorismo foi iniciado junto com a organização parceira Aliança Empreendedora, e terá continuidade para estruturar e ampliar o potencial de geração de negócios inovadores na comunidade.
Outros núcleos de pesquisa trabalharam com o resgate das memórias e inspirações para o futuro desenvolvimento de projetos de arquitetura com os parceiros arquitetos Henrique Pinheiro e Bruna Riscali, e de gastronomia com a pesquisadora de gastronomia brasileira, Ana Luiza Trajano.
Participaram também os empreendedores Marcilene e Geovane , líderes comunitários dos outros AGTs – Várzea Queimada/PI e Parque Santo Antonio/SP.
Contamos com o apoio do Governo do Estado Do Acre e da La Lampe para este início.

A exposição AGT Yawanawá – A Força da Floresta
Acontece nos dias 9 a 14 de abril
ESPAÇO BRAZIL S/A
Palazzo dei Giureconsulti
Endereço: Piazza dei Mercanti, 2, 20123 Milano, Itália
Horário: 10 às 20h

04.04

SAIU NA VOGUE CASA DESSE MÊS! AGT YAWANAWÁ A FORÇA DA FLORESTA!

corre  pra ver!!!

Baixe as páginas da revista aqui! VOGUE CASA_ABRIL_AGT YAWANAWÁ

Tá lindo demais!

Valeu Vogue Casa e Winnie Bastian pela matéria!

04.04

Do Acre para o Mundo_Caderno Casa_O Estado de S. Paulo

O AGT Yawanawá A Força Floresta foi capa e muito mais do caderno Casa do Estado de São Paulo no último domingo!
Obrigado Marcelo Lima pela reportagem!
Fotos Thiago Calazans e Lucas Moura
Para ler toda a resportagem entra aqui

03.04

O QUE FOMOS FAZER LÁ NOS YAWANAWÁ

O AGT é um movimento poderoso, que usa o design como ferramenta de transformação.

O objetivo do movimento é integrar e transformar pessoas, comunidades . Fazendo com que valores locais tenham mercado e reconhecimento global.

Com olhar holístico e sistêmico resgata tradições, valoriza bens materiais e imateriais, incentiva o espírito coletivo e propõe novas formas de parceria.

E com essa vontade partimos para a nossa terceira edição, no Acre, na comunidade indígena Yawanawá, AGT Yawanawá – A Força da Floresta – Acre, onde criamos uma linha de luminárias de miçangas, palhas e cipós baseados nos mitos e mitologias nas tradições indígenas locais, visando para posicionar o artesanato no mercado brasileiro e internacional de decoração. Coleção que surgiu como símbolo da união entre os saberes tradicionais e modernas técnicas de concepção de produtos beneficiando principalmente a comunidade produtora, fortalecendo identidades e autoestima. Possibilitando a partir desses produtos, uma transferência de conhecimento e conteúdo levando a cultura indígena para uma dimensão do devido reconhecimento. Pensamos na cadeia produtiva como um todo, esses produtos serão finalizados e comercializados pela La Lampe, nas 11 lojas da rede, em diversas capitais do Brasil.

Os artesãos também participaram de dinâmicas e vivências para trabalhar a construção e coesão, coordenados pela Aliança Empreendedora, uma organização social brasileira cuja missão está em viabilizar acessos para que pessoas e comunidades possam ser empreendedoras, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social.

Esse processo pretende ser o inicio de um movimento maior visando a valorização e permanência da cultura, como um elemento de firmação e possibilidade econômica através dos valores de pertencimento, a tão falada economia criativa, o soft power brasileiro.

02.04

AGT Yawanawá desembarca em Milão!

É com muito orgulho que anuciamos: AGT desembarca em Milão!
AGT estará no espaço Brazil S/A, na semana de Design de Milão!
Acompanhe as histórias do AGT Yawanawá – A Força da Floresta por aqui! Essa aliança de alma, amor e trabalho, muito trabalho!

28.03

Grande guerreiro e cacique BIRACI

Cacique do povo Yawanawá.

Faz apenas 30 anos que o cacique Biraci voltou para a sua aldeia, totalmente disposto a resgatar sua cultura e naquela ocasião ateou fogo nas bíblias e expulsou os missionários. Brigou com a Policia Federal, que o chamou de comunista, subversivo por defender seu povo, quase foi parar na cadeia.

Esta luta pela liberdade me encantou. A falta de consciência e alienação do povo brasileiro em relação a saga dos índios me motivou a mergulhar de cabeça nesta riqueza escondida afim de valorizar e mostrar para o mundo, a beleza em toda a sua dimensão na forma mais transparente e verdadeira, deste povo marcado pela exploração e massacre.


12345...9