< VOLTAR

A Festa é Sua – Família Silva – Nova Iguaçu, RJ

“Depois que minha filha se foi, não tinha outra opção a não ser me doar totalmente para esse trabalho para sobreviver. Como consigo? Não sei explicar”, diz Dona Eunice que, com o tempo, viu que algumas crianças precisavam de mais, além das horas que passavam na creche comunitária. E, dessa vez, ela abriu as portas de casa para os pequenos, que hoje são sua família.

“Cresci cuidando dos meus irmãos. Não sonhei ter tantos filhos porque não tinha condições e não queria que minhas filhas passassem necessidade”, conta. Mas vocês acham que o trabalho de Dona Eunice parou por aí? Nada disso! Além dos 27 filhos e das 53 crianças da creche, que já teve 200, a paraibana também montou no andar de cima de sua casa uma coopeerativa de costureiras. Isso tudo com o salário de R$ 540 que ganha como aposentada.

(Foto do “antes” da casa da Dona Eunice e das 27 crianças)


A entrega da casa

Junto com Marcelo Rosenbaum, Luciano Huck fizeram a surpresa para Dona Eunice, Seu Wilson e os 27 filhos “do coração”. Cortinas abertas, eles não escondem a emoção ao ver a casa, com fachada pintada de amarelo e flores coloridas. Agora, as 17 meninas têm um quarto rosa só para elas com mesa de estudos, enquanto os dez meninos dividirão o cômodo azul, cheio de presentes.

Fotos: Leonardo Costa

Já Dona Eunice e Seu Wilson ganharam uma suíte bem confortável e aconchegante.

No andar de cima, a cooperativa de costureiras também foi toda reformada e conta agora com diversas máquinas, linhas de todas as cores, botões e todo o material que elas precisam para trabalhar. As costureiras contam até com um site especialmente feito para elas: www.costuraunida.com.br.

(Foto do “antes” da cooperativa)

Na casa ao lado, mais uma surpresa para Dona Eunice. A creche comunitária foi equipada com brinquedos, mobílias e material escolar, e os bebês ficarão num espaço separado das crianças mais velhas. Tudo sob a supervisão das professoras, que acompanharam a entrega.

Fotos do “antes”

Fotos do “depois”